Planos de negócios
O estudo da viabilidade económica de um projeto é uma preocupação cada vez mais presente.
Este trabalho, procurado tanto por empreendedores como por empresas que planeiam novos projetos de investimento, tem se tornado uma imposição para a atribuição de financiamentos bancários e um requisito obrigatório para a submissão de candidaturas a incentivos ao investimento.
Todos os meses elaboramos múltiplos projetos, permitindo a criação e expansão de várias empresas.
Análise setorial
Como tem evoluído o setor de atividade em que pretende investir? Quantas empresas existem e de que forma esse número tem evoluído: há cada vez mais empresas, ou pelo contrário existem cada vez menos? Qual é a dimensão dessas empresas?
Para percebermos a viabilidade de um projeto é essencial perceber o meio em que este se vai inserir.
Análise concorrencial
Identificar quais são os principais concorrentes. Qual tem sido o desempenho dessas empresas? De que forma os seus proveitos e custos têm evoluído? Qual a rentabilidade do negócio e os tempos médios de pagamentos e recebimentos?
O desempenho da concorrência é um importante indicador para medir a atratividade do investimento e qual a estratégia a definir.
O Projeto
Demonstrar a viabilidade de um projeto passa pela descrição cuidada da ideia, explicando de que forma será possível a produção de resultados através de uma estratégia comercial e de comunicação que se identifica como a mais relevante.
Apenas o estudo exaustivo de toda a cadeia de valor do projeto permitirá uma demonstração robusta da sua viabilidade económica.