Abertura de um negócio de comércio grossista

O comércio de produtos alimentares, nomeadamente de frutas e legumes, é uma atividade de base da Economia. Esta área de negócio, após um período de maior contração económica, tem vindo a ganhar atratividade, sendo que o número de empresas neste setor voltou a crescer nos últimos dois anos.

Trata-se de uma área de atividade muito concorrencial, onde as empresas de menor dimensão ou empresários em nome individual vendem bens que resultam da sua atividade agrícola de pequena dimensão ou que adquirem de grossistas de maior dimensão, configurando-se como intermediários entre estes e os retalhistas e pequenos lojistas, pelo que os seus clientes são normalmente restaurantes, mercearias e outros tipos de comércio local.

O projeto desenvolvido pressupôs a criação de um ponto de venda grossista no MARL, um mercado de eleição na zona da Grande Lisboa e onde, diariamente, são transacionadas toneladas de frutas e legumes. O desenvolvimento do plano de negócios teve em vista a criação do próprio emprego da promotora, bem como a candidatura a apoios do IEFP. O estudo económico teve em conta um planeamento anual, mês a mês, da venda de frutas e legumes, refletindo o efeito de sazonalidade ao longo do ano, bem como as diferentes margens por produto.